RESIESTRELA promove participação pública no PAPERSU
Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030
A Resiestrela, promove a participação pública no PAPERSU que se encontra em desenvolvimento – o Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030, na região da Cova da Beira e Beira Interior Norte.
O papel dos cidadãos é fundamental para o sucesso das políticas e das medidas a implementar, e é com este foco que a Resiestrela apela à participação dos cidadãos enquanto gestores de recursos que colaboram no processo de decisão. A participação é feita através do website da Resiestrela em https://www.resiestrela.pt/pt/sustentabilidade/papersu/ até ao dia 10 de novembro de 2023. É no website que se encontra o formulário de participação pública onde cada participante poderá deixar as suas sugestões.
O plano, que neste momento se encontra em desenvolvimento por parte dos Municípios e dos Sistemas de Tratamento de Resíduos Urbanos em todo o país, deve incorporar sugestões e propostas por parte dos cidadãos.
METAS AMBIENTAIS EXIGENTES
As Metas Ambientais Europeias a que Portugal está sujeito entre 2030 e 2035 são muito exigentes. A Meta de Reciclagem implica atingir entre 60% e 65% do total dos resíduos urbanos existentes e a Meta de Deposição em Aterro em 2035 não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos tratados, o que naturalmente impõe uma alteração profunda aos hábitos da população portuguesa.
Em 2021, em Portugal, 56% dos resíduos foram depositados em Aterro e a Meta de Reciclagem atingiu os 32%, e esta é a referência de partida a nível nacional.
Sobre a Resiestrela
A RESIESTRELA tem como missão gerir o Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira e Beira Interior Norte, adotando soluções adequadas de tratamento e valorização dos resíduos urbanos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e do país, e para a maximização do bem-estar humano, através da criação de valor e respeitando sempre as exigências legais instituídas para a sua área de atividade.
A Resiestrela é responsável pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) provenientes dos 14 Municípios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso), abrangendo uma população de 781 393 habitantes, com uma área de 6.132 Km2, que corresponde a cerca de 7% do território português.
No âmbito da gestão do sistema, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada realizada em 14 Municípios são alvo de gestão, tratamento e valorização pela Resiestrela S.A. Os resíduos provenientes da recolha seletiva efetuada pela Resiestrela S.A., oriundos dos 14 Municípios são geridos, triados e encaminhados para reciclagem, igualmente pela Resiestrela S.A. nas suas instalações para o efeito.