27 DE FEVEREIRO, 2023

No âmbito do concurso ”Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, promovido pela Sociedade Ponto Verde e a empresa Tetra Pak, a Resiestrela foi um dos sistemas de gestão de resíduos urbanos com uma das maiores taxas de crescimento de retomas para reciclagem de ECAL, no ano de 2022, pelo que foi premiada com um valor monetário que será entregue a uma associação de carácter social.

 

Em 2022, a Resiestrela registou um crescimento de 19% no número de embalagens de cartão para alimentos líquidos (pacotes de leite, de sumo, de natas, etc.), recolhidas e enviadas para reciclagem, face ao ano de 2021.

 

Este prémio é um sinal do trabalho e dedicação de toda a comunidade dos 14 municípios que integram o sistema da Resiestrela, nomeadamente os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. É o resultado de muitas ações de comunicação que são implementadas nestes municípios de forma a envolver e responsabilizar para a importância da separação multimaterial.

 

Para além disso, têm sido dinamizadas campanhas de responsabilidade social, dirigidas às escolas e IPSS, bem como campanhas de sensibilização para os clientes do serviço de recolha porta a porta (comércio, empresas e serviços), o que demonstra a importância da participação ativa de toda a comunidade.

 

Salienta-se ainda todo o esforço da equipa da Resiestrela, que trabalha todos os dias com um forte sentido de responsabilidade e de missão, para que que sejam diariamente recolhidos e valorizados os resíduos recicláveis provenientes dos ecopontos, do serviço de recolha porta a porta e dos ecocentros, para que posteriormente sejam triados por tipologia de forma a garantir que todo o material passível de valorização seja encaminhado para reciclagem, não tendo assim como destino final, o aterro sanitário.

 

O nosso objetivo é só um, servir a população dos 14 municípios, de forma a que todos os resíduos produzidos sejam recolhidos e encaminhados para valorização através de processos de reciclagem, contribuindo para a implementação de uma economia circular na região.

 

O administrador-delegado Nuno Heitor reconhece que “Este prémio é o resultado do esforço e dedicação de todos os colaboradores da Resiestrela que diariamente desempenham o seu trabalho, com um forte espírito de serviço e de cidadania”.

 

Informação adicional

Marta Alçada

Telefone: 275 779 336 / Telemóvel n.º 939 598 010

E-mail: marta.alcada@resiestrela.pt