22 ABRIL 2018

Foram 7 (sete) as Concessionárias da EGF que fizeram parte da lista de entidades receberam selos de qualidade em gestão de resíduos urbanos relativos ao ano de 2017 atribuídos pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).

 A distinção foi atribuída a entidades gestoras que prestam serviços de gestão de resíduos urbanos e os selos foram entregues no final do evento, e desta lista fazem parte a Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Valorlis, Valorminho e Valorsul.

 Estes prémios foram ainda atribuídos a mais 5 (cinco) entidades gestoras: Associação de Municípios do Alentejo Central, GESAMB, LIPOR, INOVA e os Serviços Municipalizados de Abrantes.

 A seleção das entidades distinguidas foi feita de acordo com o regulamento "Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos. Dados de 2016".

 Às entidades gestoras a quem foi atribuído um selo de qualidade foi entregue um certificado e o direito de usar a imagem do selo no âmbito da sua comunicação institucional, nomeadamente no sítio da Internet e publicidade. 

Com esta iniciativa, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas. Pretende-se também sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

 Esta iniciativa da ERSAR é realizada em parceria com o Jornal Água&Ambiente. Fazem também parte do Júri também várias entidades representativas do setor, designadamente a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a ESGRA - Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.