22-06-2017

A Resiestrela S.A, a empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira, renovou a certificação do seu Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, segundo os principais referenciais normativos nacionais.

A renovação da certificação foi obtida após a entidade certificadora TÜV Rheinland Portugal ter realizado a necessária auditoria anual para a comprovação da Certificação da Resiestrela, tendo sido, no caso dos referenciais “Qualidade” e “Ambiente”, concretizada a transição para as novas normas NP EN ISO 9001:2015 e NP EN ISO 14001:2015, respetivamente. Relativamente à Segurança, Higiene e Saúde no trabalho, foi mantida a certificação segundo o referencial OHSAS 18001:2007.

A renovação da certificação pela entidade certificadora, vem assim reconhecer a orientação da empresa para a melhoria contínua do seu desempenho e as boas práticas implementadas na gestão quotidiana dos seus processos.

A Certificação envolve todos os processos e atividades da Resiestrela (gestão, valorização e tratamento de resíduos sólidos, recolha e processamento de materiais recicláveis, produção de energia eléctrica, procedimentos administrativos e financeiros, entre outros) e abrange a totalidade das suas instalações, nomeadamente o Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira (situado no Fundão), e as Estações de Transferência e Ecocentros situados nos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

A prossecução deste Sistema Integrado de Gestão visa, de um modo geral, estabelecer objectivos e metas com vista à melhoria contínua do desempenho da empresa, bem como o cumprimento integral de todos os requisitos legais inerentes à atividade da Resiestrela.

Na componente de Segurança e Higiene no Trabalho, a Certificação visa a prevenção de incidentes de trabalho, doenças profissionais e danos para a saúde de todos os trabalhadores da Resiestrela, S. A..

No que respeita ao Ambiente, a Certificação torna-se uma ferramenta indispensável para a prevenção da poluição e minimização de impactes ambientais, através da utilização das Melhores Técnicas Disponíveis e das melhores práticas utilizadas no sector da gestão de resíduos sólidos.

Ciente do desafio que constitui assegurar uma prestação de serviços de qualidade, com respeito pelos fundamentos éticos de ordem social, económica e ambiental, e merecedora do reconhecimento dos seus clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e das populações que serve, a Resiestrela S.A. pretende ser uma referência empresarial na Cova da Beira e na Beira Interior Norte, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria das condições económicas e de qualidade de vida da região.