14/Abril/2009

A Resiestrela, formalizou hoje a sua adesão ao “Código de Conduta Empresas e VIH”, numa cerimónia que contou com a presença de todas as empresas participadas do Grupo AdP – Águas de Portugal, que, depois da adesão da holding AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A., em Outubro de 2008, tornam-se agora também subscritoras do documento elaborado no âmbito da Plataforma Laboral contra a SIDA e impulsionado pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida.

 

Actualmente, 9 em cada 10 pessoas infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) encontram-se em idade activa, pelo que a adesão da Resiestrela e da totalidade das empresas do Grupo AdP a esta iniciativa, num universo de cerca de 5.000 colaboradores, representa um importante contributo para a resposta à infecção pelo VIH no local de trabalho, nomeadamente nas vertentes da não discriminação, da prevenção e do acesso ao tratamento.

 

Ao subscrever o “Código de Conduta Empresas e VIH” a Resiestrela aderiu à iniciativa comprometendo-se a:

  • não discriminar as pessoas que vivem com infecção VIH, quer sejam trabalhadoras ou candidatas a cargos na empresa;
  • assegurar a igualdade entre homens e mulheres no que respeita ao acesso á prevenção e ao tratamento da infecção pelo VIH;
  • facilitar a divulgação junto de trabalhadores e trabalhadoras de materiais informativos relativos à infecção pelo VIH e participar em programas de prevenção envolvendo os seus representantes;
  • reconhecer que a realização de teste de infecção pelo VIH, enquanto medida de saúde pública importante, é insusceptível  de comprometer o ingresso e a progressão na carreira de cada trabalhador/a;
  • respeitar e fazer respeitar o carácter voluntário dos testes para o VIH e a confidencialidade dos resultados;
  • facilitar o acesso aos cuidados de saúde e à protecção social em condições de igualdade para todas as pessoas da empresa.

 

Integram a Plataforma Laboral contra a Sida a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida; a OIT – Organização Internacional do Trabalho; a ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho; a AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria;  a AIP – Associação Industrial Portuguesa; a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, a CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal; a CIP – Confederação da Indústria Portuguesa; a CNJAP - Confederação Nacional dos Jovens Agricultores de Portugal; a CTP – Confederação do Turismo Português; a CGSI - Confederação Geral dos Sindicatos Independentes; a CGTP- Intersindical Nacional, a UGT – União Geral de Trabalhadores, a USI – União dos Sindicatos Independentes; a Associação Positivo e o GADS - Grupo de Apoio e Desafio à Sida.

 

 

 

Sobre a Resiestrela S.A.

A Resiestrela S.A. tornou-se responsável desde 1 de Janeiro de 2009 pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) provenientes dos Municípios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

 

No âmbito da Gestão do sistema, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada realizada pelos 14 Municípios, são alvo de valorização orgânica ou, em alternativa, depositados no aterro sanitário. Os resíduos provenientes da recolha selectiva (dos ecopontos e ecocentros), realizada pela Resiestrela S.A. e oriundos apenas de 13 Municípios (não incluindo a Covilhã) são triados e encaminhados para reciclagem.

 

O Sistema serve actualmente uma população de 221.195 habitantes (abrangendo o total de 166.000 habitantes na recolha selectiva), que equivale a cerca de 2% da população nacional, com uma área de 6.160 Km2, que corresponde a cerca de 7% do território português.

 

Informação adicional

Marta Alçada

Telefone: 275 779 330 Fax: 275 779 339

E-mail: marta.alcada@resiestrela.pt