01 Maio 2019

A Resiestrela, registou em 2018 um aumento de 299ton nos quantitativos de materiais recicláveis ​​coletados nas áreas de 14 municípios cadastrados, relativamente aos valores verificados no ano passado. Tendo sido recolhidas em 2017, 5.206 toneladas de resíduos de embalagem para reciclagem, em 2018 ou quantificadas coletadas pela Resiestrela SA, subiram às 5.505 toneladas, tendo esse acréscimo atingido 3,2% na fileira de embalagens de vidro, 8,3% no fluxo de papel / cartão e 5% nos casos de embalagens de plástico / metal, sem registro ou crescimento maior registrado nos últimos anos no sistema.

 

Para os resultados alcançados, o reforço do sistema de seleção seletiva de embalagens implementado pela Resiestrela SA com uma instalação de novos 300 conjuntos de ecopontos (financiados pelo POSEUR) em 14 municípios, é muito bem como o desempenho de todos os candidatos que já aderiram à seleção seletiva e a que se cumprem. faça a correta seleção e deposição das suas embalagens usadas, pelo que estão de parabéns.

 

A Resiestrela SA também efetua atualmente um Serviço de Recolha Porta e Porta de Materiais Recicláveis ​​em Áreas dos Municípios da Guarda Covilhã, Fundão, Belmonte, Penamacor e Sabugal, tendo este serviço sido estendido e alargado aos Municípios de Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo , Fornos de Algodres, Mêda, Pinhel e Manteigas, no início do mês de março de 2019, ficando também abrangidos pelos Municípios de Almeida e Trancoso.

 

Na área de sensibilização e exibição, a Resiestrela continua a desenvolver ações de sensibilização e consciencialização ambiental, concentrando-se na importância de ser executada na correta correção e deposição dos diferentes tipos de embalagens para os que são encaminhados para reciclagem.

Neste âmbito, tem como destaque especial as campanhas de comunicação que foram dinamizadas em 2018, com o apoio do POSEUR, incluindo uma ação de Comércio a Reciclar, Ações de sensibilização em Planetários itinerantes e o Programa ECOVALOR, que realiza a exposição de embalagens de plástico, metal, papel e cartão, visto oferecer uma oferta de material de necessidade às escolas dos 14 municípios usuários do Sistema, bem como a IPSS e Associações.

 

A Resiestrela aposta fortemente numa relação cada vez mais com os seus parceiros mais diretos que são os Municípios e cujas sinergias de tradução são diretamente direcionadas no aumento de variáveis ​​para reciclagem.