Março/2009

A Resiestrela S.A, responsável pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) da  Cova da Beira, vai iniciar um novo serviço de recolha porta a porta de materiais recicláveis. Este serviço iniciar-se-á no dia 30 de Março na área do Município da Guarda.

 

A iniciativa está a ser articulada com a autarquia da Guarda, estando a ser conduzida uma campanha conjunta de sensibilização nas zonas da cidade onde ocorre maior produção daquele tipo de materiais.

 

Esta acção tem como objectivo promover o aumento da recolha de materiais recicláveis, fundamentalmente papel/cartão e plástico, pelo facto de se verificar que os contentores dos resíduos situados nas zonas citadas contêm grandes quantidades de materiais passíveis de reciclagem, que estavam a ser levados para tratamento indiferenciado. A partir de agora estes materiais poderão ser valorizados, com benefício para o ambiente e com diminuição dos seus custos de tratamento suportados pelo Município.

 

Este serviço será realizado sem encargos para as entidades utilizadoras, por uma viatura devidamente identificada e funcionários da Resiestrela S.A, e será prestado bissemanalmente.

 

A Resiestrela e o Município da Guarda, acreditam que a promoção da consciencialização da população permitirá, com um esforço colectivo, um aumento de reciclagem de materiais, melhorando a Qualidade de Vida de cada um de nós.

 

 

 

 

 

Sobre a Resiestrela S.A.

A Resiestrela S.A. tornou-se responsável desde 1 de Janeiro de 2009 pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) provenientes dos Municípios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

 

No âmbito da Gestão do sistema, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada realizada pelos 14 Municípios, são alvo de valorização orgânica ou, em alternativa, depositados no aterro sanitário. Os resíduos provenientes da recolha selectiva (dos ecopontos e ecocentros), realizada pela Resiestrela S.A. e oriundos apenas de 13 Municípios (não incluindo a Covilhã) são triados e encaminhados para reciclagem.

 

O Sistema serve actualmente uma população de 221.195 habitantes (abrangendo o total de 166.000 habitantes na recolha selectiva), que equivale a cerca de 2% da população nacional, com uma área de 6.160 Km2, que corresponde a cerca de 7% do território português.

 

Informação adicional

Marta Alçada

Telefone: 275 779 330            Fax: 275 779 339

E-mail: marta.alcada@resiestrela.pt