.

A RESIESTRELA, com o apoio do POSEUR, dinamiza a ação “Nossa casa é um Planeta”, nas escolas dos municipios de Almeida, Belmonte, Covilhã, Fundão, Manteigas, Penamacor:

Escola do Rodrigo (Covilhã) -  19 de fevereiro;

Escola Pedro Álvares Cabral (Belmonte) - 20 de fevereiro;

Escola Sede Agrupamento Escolas do Fundão - 27 de fevereiro; 

Escola Básica e Secundária de Manteigas- 28 de fevereiro;

Escola EB 2/3 Ribeiro Sanches (Penamacor) - 17 de Março

Escola EBS Dr. José Casimiro Matias (Almeida) e Escola EBS Vilar Formoso a 17 Março.

A Ação de Educação Ambiental A Nossa Casa é Um Planeta contempla a produção de 3 filmes especialmente concebidos com conteúdos adequados para 3 públicos-alvo diferentes: Jardim de Infância; 1º , 2º e 3º Ciclo; Secundário/Adulto.

Com uma abordagem inovadora e projectado em planetários itinerantes, as ações de sensibilização englobam, além da apresentação dos filmes, jogos sobre a temática ambiental e entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar o conhecimento obtido.

 A participação ativa e passiva do público passam a ser, elas mesmas, uma campanha de sensibilização ambiental nacional que pode ser replicada por outras entidades e com fácil efeito multiplicador.

As temáticas apresentadas na Ação de Educação Ambiental A Nossa Casa é Um Planeta assentam na Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por conceitos de Reutilização, Restauração e Renovação. De tal maneira, a ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.