10/07/2010

A Resiestrela S.A, a empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira, e a CIRVA – Centros Integrados de Reciclagem e Valorização Ambiental, Ace, empresa que detém um centro de tratamento de resíduos de construção e demolição (RCD) no Sabugal, estabeleceram uma parceria que visa possibilitar a deposição destes resíduos, gerados em pequenas obras (até 1 m3), nos ecocentros que a Resiestrela S.A. opera na área de incidência da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB). No arranque desta parceria, o Ecocentro do Sabugal é o primeiro em que já podem ser depositados os resíduos de construção e demolição resultantes de pequenas obras de particulares, até 1 m3.

 

A Resiestrela S.A. – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A. e a CIRVA – Centros Integrados de Reciclagem e Valorização Ambiental, Ace, vão efectuar a apresentação da parceria que estabeleceram no âmbito da gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), no dia 12 de Agosto de 2010, pelas 11.00 horas, no Ecocentro do Sabugal, sito na Estrada Nacional n.º 233-3, Riba Arnês, seguida de sessão de esclarecimento sobre a operacionalização técnica da mesma, a realizar na Câmara Municipal do Sabugal, às 11.30 horas.

Nos termos desta parceria, os ecocentros que a Resiestrela S.A. dispõe nos Concelhos pertencentes à Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), poderão vir a ser utilizados para a deposição de resíduos de construção e demolição (RCD) resultantes de pequenas obras de construção civil de particulares, sem encargos, desde que o quantitativo em causa não ultrapasse 1 m3. Estes resíduos serão objecto de tratamento e valorização ambiental pela CIRVA Ace, nas suas instalações do Sabugal.

 

 

 

 

 

O ecocentro do Sabugal será o primeiro onde se iniciará o desenvolvimento desta colaboração, sendo a rede de recolha posteriormente alargada a outros ecocentros, em função da adesão das restantes Câmaras Municipais da área de incidência da AMCB a esta iniciativa.

 

Com a presente parceria, as duas empresas conjugam esforços no sentido de valorizar as infra-estruturas próprias que dispõe no terreno, articulando a rede logística de recolha de resíduos detida pela Resiestrela S.A. - ecocentros, com a capacidade de transporte e tratamento de RCD que a CIRVA Ace instalou, possibilitando a prestação de um serviço essencial e de proximidade a todos os que realizam pequenas obras de construção civil, de forma mais económica e eficiente.

A este respeito, o Administrador-Delegado da Resiestrela S.A., Carlos Pais, salientou que “Esta colaboração concretiza e vem dar resposta aos anseios dos pequenos produtores de resíduos de construção e demolição, que se deparavam com a inexistência de locais apropriados para a sua deposição, o que levava a que os mesmo fossem muitas vezes lançados de forma incorrecta nas nossa florestas e locais ermos, atentando contra o ambiente. Os ecocentros da Resiestrela S.A. estão perto dos cidadãos dos Municípios da AMCB, nomeadamente em cada sede de Concelho, pelo que são locais privilegiados para a deposição, pelos pequenos produtores, deste tipo de resíduos.”

Por outro lado, Nuno Santos, Administrador da CIRVA Ace, afirmou que “é nosso objectivo vir a dotar todos os Concelhos da Associação de Municípios da Cova da Beira com uma solução técnica e ambientalmente sustentável, para a questão dos RCD produzidos nas pequenas obras. É mais uma forma de podermos dar cumprimento ao Dec. Lei 46/2008, que responsabiliza os Municípios em dispor de soluções técnicas, capazes de solucionar o problema da pequena obra com produção até 1 m3 de RCD. E a colaboração entre entidades que dispõe de valências e infra-estruturas diferentes, mas complementares, como a CIRVA Ace e a Resiestrela S.A. faz actualmente todo o sentido, pelas sinergias alcançadas, e pela possibilidade de prestar um melhor e mais eficiente serviço às populações, tornando as mesmas economicamente mais sustentáveis.” Aliás, adiantou o mesmo, “ é nossa intenção alargar a nossa parceria a outras regiões do País,

 

 

como forma de abrangermos a maior área possível de Portugal, e dessa forma apresentar mais e melhores soluções para a questão dos RCD.”

 

Sobre a Resiestrela S.A.

A Resiestrela, S.A. é responsável pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) provenientes dos Municípios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

No âmbito da gestão do sistema, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada realizada em 14 Municípios são alvo de gestão, tratamento e valorização pela Resiestrela. S.A. Os resíduos provenientes da recolha selectiva efectuada pela Resiestrela S.A., oriundos de 13 Municípios são geridos, triados e encaminhados para reciclagem.

O Sistema serve actualmente uma população de 221.195 habitantes (abrangendo o total de 166.000 habitantes na recolha selectiva), que equivale a cerca de 2% da população nacional, com uma área de 6.160 Km2, que corresponde a cerca de 7% do território português.

O Sistema de Gestão da Resiestrela, S.A. está certificado pela “Bureau Veritas Certification” de acordo com os requisitos das normas NP EN ISSO 9001:2008 - Qualidade, NP EN ISSO 14001:2004 - Ambiente e OHSAS 18001:2007 - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

 

 

Sobre a CIRVA Ace.

A Cirva, está na região da Cova da Beira a prestar serviços desde Setembro de 2009, após a inauguração do seu primeiro Centro de tratamentos no Sabugal, em virtude do protocolo de parceria que detém com a Associação de Municípios da Cova da Beira. Actualmente colabora já, para além dos Municípios de compõem a AMCB, com várias empresas privadas da área da construção civil instaladas ou a operar na Região.

 

 

 

 

A área de intervenção da CIRVA, engloba a recepção e tratamento de RCD e a execução de demolições, de variadas concepções. Actua para além da Região da Cova da Beira em praticamente todo o Portugal Continental, nas áreas em causa. É portadora a licença de operador de resíduos, que lhe permite recepcionar e tratar todos os RCD.