2010

A Resiestrela S.A, responsável pela concessão Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Cova da Beira,  como empresa socialmente responsável e com o intuito de despertar a população, sobretudo a mais jovem, para a importância da reciclagem, vai desenvolver uma campanha apoiada pela Sociedade Ponto Verde, denominada “Operação Alegria” onde é proposto um desafio às escolas, empresas e demais instituições dos municípios integrantes do Sistema para a promoção da recolha de embalagens de plástico, metal e de cartão para alimentos líquidos (ECAL).

É uma campanha de sensibilização e educação ambiental, a qual, através da promoção da recolha de embalagens, visa consubstanciar a doação de material de acção pedagógica aos estabelecimentos de ensino dos municípios utilizadores do Sistema Multimunicipal.

Assim, a todas as entidades que se solidarizem com a acção será disponibilizado o Kit “Operação Alegria” contendo os materiais associados à campanha – ecoponto “Operação Alegria”, cartaz de divulgação e folhetos – que colocarão nas suas instalações para promover a correcta recolha e separação dos materiais recicláveis.

A Resiestrela S.A. assegurará o encaminhamento para reciclagem dos materiais recolhidos na “Operação Alegria”, sendo que uma parte do valor apurado da retoma dos materiais será utilizada para a aquisição de material de acção pedagógica, a ser entregue a título de apoio pela Resiestrela S.A. aos estabelecimentos de ensino dos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso

Esta acção tem como objectivo promover o aumento da recolha de materiais recicláveis, fundamentalmente embalagens de plástico, metal, e de cartão para alimentos líquidos (ECAL), enquadrando-se no movimento nacional de associação de recolha de materiais recicláveis ao apoio a causas sociais.

Através da promoção da recolha de embalagens de materiais recicláveis, a Resiestrela S.A. vai apoiar os estabelecimentos de ensino com material de apoio pedagógico.