21 dezembro 2020

Com o apoio da Resiestrela, a Federação de Desportos de Inverno de Portugal, o Movimento de Cidadania Ativa-Covilhã (composto por CSVP, Refood Covilhã e Paróquias da Cidade), Moto Clube Covilhã - Lobos da Neve, Lions Clube da Covilhã e Leos, uniram-se para confecionar e entregar uma refeição completa no dia 24 de dezembro, a 222 famílias, num total de 600 pessoas, que se encontram a ser apoiadas pelas Conferências de São Vicente de Paulo da Boidobra, Conceição, São Martinho, São Pedro, Santa Maria, Penedos Altos, Canhoso e Refood Covilhã representadas pelo Movimento de Cidadania, e UBICAP - Centro Académico Pastoral, para que neste ano tão atípico, todos possam ter o seu Natal em família, com serenidade e felicidade.

Esta ação visa confecionar e distribuir uma refeição composta por sopa, prato principal e sobremesa, que será entregue às famílias carenciadas que são apoiadas pelas Conferências de São Vicente de Paulo, Refood Covilhã e UBICAP - Centro Académico Pastoral.

As refeições serão confecionadas por dois cozinheiros e embaladas por elementos da organização. 

Toda a logística será posta em prática no dia 22 de dezembro, e terá término no dia 24, embora todo o trabalho de preparação se tenha iniciado ainda no mês de novembro.

Vão ser confecionadas 600 refeições, e para tal, foram inoculados 60Kg de bacalhau, 150Kg de batatas 6Kg de alhos, 60Kg de cebolas, 20Lt de azeite e 40Kg de couves, bem como 250 bolos rei.

Neste dia as refeições já preparadas, serão transportadas no centro de operações da Refood, para serem distribuídas pelas famílias que serão contactadas pelas entidades que como apoiam para se dirigirem ao local de modo a levantar a sua refeição em horas devidamente planeadas de forma a não concentrado Muitas pessoas não locais.

Todas as embalagens de plástico, metal e cartão que serão usados, devem ser aceitos por tipologia, para encaminhadas para reciclagem. Assim sendo, a Resiestrela, através do serviço Porta a porta de materiais recicláveis ​​recolherá conforme referido no dia 24 de manhã.

No mesmo local, proceder-se-á à organização e distribuição de presentes de natal angariados pelo Moto clube e Leos para as 168 crianças apoiadas pelas CSVP e Refood Covilhã.

No final da distribuição das refeições, a organização da ação, deslocar-se-á ao Centro Hospitalar da Cova da Beira, PSP, GNR e Bombeiros Voluntários da Covilhã, para ofertar um simbólico cabaz como forma de agradecimento de toda a dedicação e espírito de sacrifício nesta fase pandémica.

 Os frutos desta ação devem-se unicamente ao esforço, trabalho, empenho e união de pessoas que compõem todas como entidades, bem como ao apoio de todos os parceiros que nos ofertaram com bens não perecíveis, dos quais não podemos deixar de destacar: Comitê Olímpico de Portugal, Resiestrela SA, Padaria Pérola Doce, Pastelaria Almeida, Albifrutas, Coviserra, Pastelaria Flor da Estrela, Casa das Muralhas, Vale Glaciar e We Love Bake.

 Este é uma prova que quando se trabalha em comunidade, com espírito solidário e de serviço, e de entreajuda, tudo é possível.