20/03/2010

O Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira, gerido pela Resiestrela S.A, que abrange os Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, procedeu à recepção no dia 20 de Março de cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos urbanos recolhidos no âmbito do “Projecto Limpar Portugal”.

 

A Resiestrela S.A, empresa responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos 14 municípios que compõem a sua área de abrangência - Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, apoiou a iniciativa “Projecto Limpar Portugal” através da recepção nas suas instalações de resíduos sólidos urbanos para cuja gestão se encontra licenciada.

A Resiestrela S.A, considera que “Projecto Limpar Portugal” constituiu uma iniciativa extremamente louvável, que demonstra que a Sociedade Civil pode, nomeadamente através de acções de voluntariado, ter uma voz e um papel activo na defesa de valores muito importantes para a Sociedade, tais como a ética e a sustentabilidade ambiental. E a Resiestrela S.A., no âmbito da sua política de responsabilidade empresarial, social e cívica, não podia deixar de contribuir na medida das suas possibilidades de actuação para o sucesso do projecto, através da recepção dos resíduos sólidos urbanos recolhidos pelos grupos de voluntariado.

Assim, a Resiestrela S.A, manteve as suas instalações sitas no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Fundão e na Estação de Transferência / Ecocentro da

 

Guarda em funcionamento durante o dia 20 de Março, onde procedeu à recepção de resíduos sólidos urbanos. Reforçou ainda o funcionamento de alguns ecocentros, nos quais foi também possível efectuar a recepção de materiais recicláveis (papel/cartão, vídro, embalagens de plástico e metal).

Fazendo um balanço da colaboração da Resiestrela S.A, ao “Projecto Limpar Portugal” apraz registar que foram entregues, no dia 20 de Março, nas suas instalações cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos urbanos, o que constitui um sinal do êxito do projecto e do esforço efectuado pelos voluntários na recolha dos resíduos que se encontravam depositados sobretudo em espaços florestais, e também da colaboração da Resiestrela S.A. para a sua recepção, gestão e valorização. Certamente que após esta iniciativa, os espaços florestais dos Municípios da área de influência da Resiestrela S.A. ficaram mais limpos, em melhores condições de exploração e de usufruto pela comunidade, e com sustentabilidade ambiental acrescida.

Sobre a Resiestrela

A Resiestrela, S.A. é responsável pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) provenientes dos Municípios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

No âmbito da gestão do sistema, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada realizada em 14 Municípios são alvo de gestão, tratamento e valorização pela Resiestrela. S.A. Os resíduos provenientes da recolha selectiva efectuada pela Resiestrela S.A., oriundos de 13 Municípios são geridos, triados e encaminhados para reciclagem.

O Sistema serve actualmente uma população de 221.195 habitantes (abrangendo o total de 166.000 habitantes na recolha selectiva), que equivale a cerca de 2% da população nacional, com uma área de 6.160 Km2, que corresponde a cerca de 7% do território português.

 

Informação adicional

Marta Alçada – Gabinete de Comunicação e Imagem

Telefone: 275 779 330            Fax: 275 779 339

E-mail: marta.alcada@resiestrela.pt