19/Maio/2009

O Município do Fundão vai receber uma exposição itinerante, chamada

 

Roadshow “Resíduos em Movimento – Uma Viagem Virtual”, que tem como finalidade, informar e sensibilizar a população em geral para a problemática dos resíduos mostrando os diversos processos de tratamento, valorização e deposição de resíduos e alertando para a importância da reciclagem no contexto da promoção da utilização racional dos recursos naturais, através de uma viatura (TIR) equipada com tecnologia e software inovados onde todos os visitantes terão à sua disposição diversas actividades lúdicas e didácticas e também informação sobre o funcionamento do sistema de tratamento e valorização de RSU dos Municípios pertencentes ao Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Cova da Beira.

Com a colaboração e apoio da Câmara Municipal do Fundão, a exposição está aberta a todos os municípes e vai receber a visita de diversas escolas do concelho, que vão ser devidamente acompanhadas, com uma visita guiada.

A exposição estará patente desde o dia 19 a 22 de Maio de 2009, na praça Amália Rodrigues (em frente ao Pavilhão Multiusos)

 

 

 

Sobre a Resiestrela S.A.

 

A Resiestrela S.A. tornou-se responsável desde 1 de Janeiro de 2009 pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) provenientes dos Municípios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

No âmbito da Gestão do sistema, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada realizada pelos 14 Municípios, são alvo de valorização orgânica ou, em alternativa, depositados no aterro sanitário. Os resíduos provenientes da recolha selectiva (dos ecopontos e ecocentros), realizada pela Resiestrela S.A. e oriundos apenas de 13 Municípios (não incluindo a Covilhã) são triados e encaminhados para reciclagem.

O Sistema serve actualmente uma população de 221.195 habitantes (abrangendo o total de 166.000 habitantes na recolha selectiva), que equivale a cerca de 2% da população nacional, com uma área de 6.160 Km2, que corresponde a cerca de 7% do território português.

 

 

Informação adicional

Marta Alçada

Telefone: 275 779 330

Fax: 275 779 339

E-mail: marta.alcada@resiestrela.pt