23/03/2009

A RESIESTRELA, S.A. no âmbito da sua política de responsabilidade social e de promoção dos valores ambientais, pretende associar-se simbolicamente às comemorações do Dia Mundial da Floresta.

Assim, no dia 23 de Março, aproveitando a realização da Assembleia Geral de Accionistas da empresa, será promovida uma iniciativa que visa assinalar simbolicamente o Dia Mundial da Floresta, sendo que cada um dos Senhores Accionistas (Municípios da área de actuação da RESIESTRELA S.A. e a AMCB) irá a plantar um carvalho nas instalações do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, localizado na Quinta das Areias, Fundão.

Com esta iniciativa, que terá lugar pelas 12 h, pretende-se uma consciencialização sobre a importância da protecção e valorização dos recursos florestais, estando a Resiestrela S.A. convencida de que todos os contributos, ainda que simbólicos, são de extrema importância em prol desta nobre causa ambiental.

Será também promovida a plantação simbólica de árvores nas instalações da empresa situadas nos diferentes Municípios, nomeadamente no Ecocentros.

 
Esta iniciativa pretende ainda sinalizar a intenção da empresa de efectuar o reforço das cortinas arbóreas existentes nas instalações do CTRSU durante o ano de 2009, melhorando o seu enquadramento paisagístico e contribuindo para a melhoria da biodiversidade da área.

 
O carvalho é uma espécie de grande importância ambiental, tanto pela sua vocação para a produção de madeira, como pela sua contribuição para o aumento da diversidade biológica das florestas, desenvolvendo-se de forma bem adaptada às condições climática e de solos desta zona.

 

Sobre a Resiestrela

 

Desde 1 de Janeiro de 2009, a Resiestrela S.A. é a empresa multimunicipal responsável pela triagem, recolha selectiva, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos nos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

A RESIESTRELA S.A. tem como accionistas a EGF – Empresa Geral do Fomento, S.A,, os Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Trancoso e a Associação de Municípios da Cova da Beira.

No âmbito da gestão do sistema, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada realizada nos 14 Municípios são alvo de valorização orgânica ou, em alternativa, depositados no aterro sanitário. Os resíduos provenientes da recolha selectiva, oriundos apenas de 13 Municípios são triados e encaminhados para reciclagem.

O Sistema serve actualmente uma população de 221.195 habitantes (abrangendo o total de 166.000 habitantes na actividade de recolha selectiva), que equivale a cerca de 2% da população nacional, numa área de 6.160 Km2, a qual corresponde a cerca de 7% do território português.

Informação adicional

Marta Alçada

Telefone: 275 779 330 Fax: 275 779 339

E-mail: marta.alcada@resiestrela.pt

 

___

A RESIESTRELA pretende associar-se simbolicamente às comemorações do Dia Mundial da Floresta...