07 outubro 2020

As concessionárias EGF, grupo líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal, lançam, esta quarta-feira, a maior campanha de sensibilização ambiental alguma vez desenvolvida em Portugal com fundos europeus. Investimento de mais de um milhão de euros, o movimento  O Futuro do Planeta não é Reciclável , apela à prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos urbanos. O filme publicitário conta com a realização de Rúben Alves, autor do aclamado filme “A Gaiola Dourada”. 

 

O objetivo desta campanha é de levar o cidadão à ação e fazer parte de um movimento coletivo, através da adoção de desempenho adequado na sua gestão de gestão e ao assumir seu papel de  gestor de recursos , numa cadeia de valor da qual fazem parte do EGF e as suas concessionárias.    

 

 “Esta é uma campanha muito importante para o grupo EGF.  Contámos com o envolvimento de todas as concessionárias, colaboradores e parceiros, para criarmos, em conjunto, um movimento ambiental coletivo que vai fazer a diferença ” , sublinhou Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF. 

 

 Esta campanha integra a candidatura Comunicação Ambiental Estratégica, apresentada pelas concessionárias EGF e aprovada pelo POSEUR para o período 2016-2020 com um cofinanciamento de 85%.  Para a sua concretização foi realizada um concurso público com publicidade internacional, tendo sido concretizada a adjudicação pelo valor de 1.061.732 €.

 

 A apresentação da campanha será feita, hoje de manhã, no teatro Thalia, em Lisboa, numa cerimónia pública que conta com a participação da Secretária de Estado do Ambiente e da Ação Climática, Inês dos Santos Costa.

 

 UMA CAMPANHA QUE PRETENDE PROVOCAR CONSCIÊNCIAS

 

O filme publicitário, da autoria do realizador Rúben Alves, que realizou o filme “Gaiola Dourada”, é muito cinematográfico e tem como objetivo provocar consciências e levar à mudança necessária de uso. Este spot mostra o que acontece aos resíduos depois de separados nos ecopontos e dá rosto e voz aos trabalhadores trabalhadores deste setor de atividade. Além disso, é ainda realçado o papel dos municípios e associações, que são promover a promover esta campanha nas suas regiões. 

Para visualizar   o filme,  clique .

 

 Também a atriz Ana Varela, o humorista, António Raminhos, o cantor Toy e artista urbano Xico Gaivota vão ajudar a dar voz a movimento, através de várias ações nas redes sociais e na criação de uma instalação para celebrar o movimento. Serão também promovidos eventos e participações regionais, bem como ações de educação ambiental no terreno, como o Programa Ecovalor e o Recycle Bingo.

 

 A campanha publicitária multimeios, cuja criatividade esteve a cargo da Tux & Gill, vai estar presente em vários suportes nacionais e regionais - imprensa, rádio, outdoors e televisão-, destacando-se como ações integradas nos programas The Voice Portugal, Big Brother e Manhãs da Rádio Comercial.

 

 Destacam-se ainda os cuidados especiais de inclusão e diversidade nesta campanha, entre os quais, a legendagem dos filmes, a implementação de regras na ordenação dos conteúdos (azul, verde e amarelo) para invisuais ea criação de uma tatuagem com aplicação dos símbolos ColorADD )