12/Janeiro/2009

No sistema de gestão e valorização de resíduos de materiais recicláveis gerido pela Resiestrela S.A, que abrange os Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, a actividade de recolha selectiva de materiais recicláveis registou em 2009 um aumento de cerca de 23 % relativamente à verificada em 2008. Concomitantemente, a Resiestrela S.A, mantém uma forte aposta no desenvolvimento da rede de ecopontos para a recolha daqueles materiais recicláveis, tendo efectuado a aquisição e estando a proceder à implantação de cerca de 70 novos conjuntos de ecopontos (vidrão, papelão, embalão e pilhão). Esta iniciativa, num investimento total de cerca de € 105 000, visa melhorar o nível de serviço prestado pela empresa aos 166 000 cidadãos dos Municípios utilizadores do Sistema, aumentando em 12% a disponibilidade de ecopontos para a deposição de papel/cartão, vídro, embalagens de plástico e pilhas usadas.

A Resiestrela, S.A., responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira, registou em 2009 um aumento global de 23% nos quantitativos de materiais recicláveis recolhidos nas áreas de 13 Municípios utilizadores, relativamente aos valores verificados no ano transacto. Tendo sido recolhidas em 2008, 2.744 toneladas de resíduos de embalagem para reciclagem, em 2009 o quantitativo recolhido pela Resiestrela S.A ascendeu às 3.373 toneladas, tendo aquele acréscimo atingido 8,5% nas embalagens de vidro, 22,5% no fluxo papel/cartão e 39% nos casos das embalagens de plástico/metal, no que constitui o maior crescimento verificado dos últimos anos no Sistema.

Para reforçar e melhorar o serviço a todas as populações, a Resiestrela S.A. adquiriu mais 70 conjuntos de ecopontos (Embalão, Papelão, Vidrão e Pilhão), num investimento de € 105 000 que estão já a ser colocados nos concelhos que fazem parte do sistema Multimunicipal de Triagem e Recolha Selectiva.

Para os resultados alcançados contribuiu, em muito, o empenho de todos os cidadãos que já aderiram à recolha selectiva e que diariamente fazem a correcta separação e deposição das suas embalagens usadas, pelo que estão de parabéns. Este esforço para o aumento de eficiência da utilização dos recursos naturais e para a melhoria do ambiente é agradecido pelo nosso Planeta. Contribuiu também o reforço do sistema de recolha selectiva de embalagens implementado pela Resiestrela S.A. Este sistema disponibilizará, com a instalação de novos 70 conjuntos de ecopontos em 13 Municípios utilizadores, cerca de 630 ecopontos, estando também disponíveis para utilização pelas populações 13 ecocentros situados nas sedes de Concelho. A Resiestrela S.A. também efectua actualmente um Serviço de Recolha Porta a Porta de materiais recicláveis em áreas dos Municípios da Guarda, Fundão, Belmonte e Sabugal, devendo ser este serviço estendido a mais Municípios ainda durante o mês de Janeiro. Na área da sensibilização às populações, a Resiestrela continua a desenvolver acções de sensibilização e consciencialização ambiental, focando a importância de ser efectuada a correcta separação e deposição dos diferentes tipos de embalagens para que possam ser encaminhados para reciclagem. Neste âmbito tem especial destaque a Operação Alegria, que através da deposição de embalagens de plástico, metal e cartão complexo em contentores específicos “Operação Alegria”, visa proporcionar a oferta de materiais de acção pedagógica às escolas dos 14 municípios utilizadores do Sistema, bem como a sensibilização efectuada à população escolar que se materializou em 2009 em acções em que assistiram 3700 alunos nas escolas e na visita de 1685 alunos às instalações da Resiestrela S.A.

Sobre a Resiestrela

A Resiestrela, S.A. é responsável pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) provenientes dos Municípios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

No âmbito da gestão do sistema, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada realizada em 14 Municípios são alvo de gestão, tratamento e valorização pela Resiestrela. S.A. Os resíduos provenientes da recolha selectiva efectuada pela Resiestrela S.A., oriundos de 13 Municípios são geridos, triados e encaminhados para reciclagem.

O Sistema serve actualmente uma população de 221.195 habitantes (abrangendo o total de 166.000 habitantes na recolha selectiva), que equivale a cerca de 2% da população nacional, com uma área de 6.160 Km2, que corresponde a cerca de 7% do território português.