20/07/2010

A Resiestrela S.A, a empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira, adjudicou ao consórcio EFACEC Ambiente, S.A. / EFACEC Engenharia, S.A., a “Concepção, Construção, Fornecimento e Montagem do Sistema de Aproveitamento Energético do Biogás Produzido no Aterro Sanitário do Fundão.

Culminando o Concurso Público Internacional no âmbito da União Europeia lançado pela Resiestrela S.A., foi assinado o contrato entre a empresa e um consórcio formado pelas empresas EFACEC Ambiente, S.A. e EFACEC Engenharia, S.A. para a “Concepção, Construção, Fornecimento e Montagem do Sistema de Aproveitamento Energético do Biogás Produzido no Aterro Sanitário do Fundão.

Este contrato, num montante de cerca de € 900.000,00, dotará o aterro explorado pela Resiestrela S.A. de um sistema de confinamento, captação, encaminhamento e queima de biogás, bem como de um grupo motogerador com uma potência 800 kWe para produção de energia eléctrica, a ser exportada integralmente para a Sistema Eléctrico de Abastecimento Público (SEP).

 

Esta intervenção, prevista no Plano de Acção – PAPERSU - do Sistema Multimunicipal, visa alinhar a estratégia de gestão da RESIESTRELA, S.A., com o novo paradigma da gestão de resíduos que tem vindo a assumir, nomeadamente em termos da contribuição para o cumprimento das exigências nacionais e comunitárias para o sector, e de sustentabilidade do Sistema e da Concessão nas suas vertentes ambiental, social e económico-financeira.

 

Na assinatura do contrato, o Administrador-Delegado da Resiestrela S.A., Carlos Pais, salientou que “Este investimento, além de ir gerar receitas que contribuirão para a sustentabilidade económica e financeira do Sistema, questão que é fundamental para a Administração da empresa pois contribuirá para a prestação de um melhor nível de serviço aos utilizadores do mesmo, possibilitará também a diminuição de emissões de gases com efeito estufa, tanto pela sua queima in loco como pela substituição de fontes de produção não renováveis. Por outro lado, é importante salientar que um consórcio constituído por empresas portuguesas, como a EFACEC Ambiente, S.A. e a EFACEC Engenharia, S.A., conseguiu apresentar a melhor proposta no Concurso Público Internacional lançado pela Resiestrela S.A., o que demonstra a capacidade e o know-how da indústria nacional em áreas de intensidade tecnológica e sofisticação”. Por outro lado, Tiago Faria, do Consórcio, afirmou que “é com grande satisfação que EFACEC está presente neste projecto lançado pela Resiestrela, sendo esta uma área na qual a empresa tem vindo a conquistar mercado”.

 

Sobre a Resiestrela

A Resiestrela, S.A. é responsável pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) provenientes dos Municípios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

No âmbito da gestão do sistema, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada realizada em 14 Municípios são alvo de gestão, tratamento e valorização pela Resiestrela. S.A. Os resíduos provenientes da recolha selectiva efectuada pela Resiestrela S.A., oriundos de 13 Municípios são geridos, triados e encaminhados para reciclagem.

O Sistema serve actualmente uma população de 221.195 habitantes (abrangendo o total de 166.000 habitantes na recolha selectiva), que equivale a cerca de 2% da população nacional, com uma área de 6.160 Km2, que corresponde a cerca de 7% do território português.

 

 

 

O Sistema de Gestão da Resiestrela, S.A. está certificado pela “Bureau Veritas Certification” de acordo com os requisitos das normas NP EN ISSO 9001:2008 - Qualidade, NP EN ISSO 14001:2004 - Ambiente e OHSAS 18001:2007 - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

 

Informação adicional

Marta Alçada – Gabinete de Comunicação e Imagem

Telefone: 275 779 330            Fax: 275 779 339

E-mail: marta.alcada@resiestrela.pt