No final de 2024, a RESIESTRELA procedeu à auscultação das partes interessadas através do envio de questionários digitais, com o objetivo de monitorizar a perceção dos clientes relativamente ao grau em que as suas necessidades e expectativas estavam a ser satisfeitas.
Esta avaliação abrangeu Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, clientes SIGRE, clientes de composto orgânico, clientes de Produtos e Serviços e clientes da Recolha Seletiva Porta-a-Porta (Comércio e Serviços), permitindo recolher contributos valiosos sobre diversos aspetos dos serviços prestados.
Os resultados da avaliação de satisfação do cliente traduzem a seguinte taxa de resposta:
- Câmaras Municipais: 93% de taxa de resposta. A satisfação global foi classificada como “Satisfeito”. As principais oportunidades de melhoria referem-se ao “Estado geral de conservação e limpeza dos Ecopontos”.
- Juntas de Freguesia: 19% de taxa de resposta, com satisfação global de “Satisfeito”. Apesar da baixa representatividade, foram identificadas preocupações como a localização e frequência de recolha dos ecopontos, a capacidade de resolução de situações anómalas e informação ambiental disponibilizada.
- Clientes SIGRE: 67% de taxa de resposta. A avaliação foi muito positiva, com todos os indicadores a apresentarem boa classificação.
- Clientes Composto orgânico FERTIVERDE: não obtidas respostas ao questionário.
- Produtos e Serviços: não obtidas respostas ao questionário.
- Porta-a-Porta (Comércio e Serviços): 28% de taxa de resposta. A satisfação global evidencia elevada satisfação do serviço, com destaque para a facilidade no contacto com a empresa, a competência técnica das informações e esclarecimentos prestados, bem como o comportamento dos colaboradores da empresa.
Com base nos resultados, foi definido um plano de ação que inclui:
- Reuniões de jornadas técnicas com os municípios e freguesias.
- Afinação da informação de reporte/relatório dos circuitos de recolha realizados
- Realização das ações descritas no PAPERSU
A RESIESTRELA agradece a todos os que participaram, e reforça o seu compromisso com a melhoria contínua e a excelência dos serviços prestados.