A recolha dos materiais depositados nos ecopontos é realizada segundo circuitos independentes para cada tipo de material, utilizando-se para o efeito viaturas específicas, dotadas de dispositivos de elevação dos contentores.
A rede de pontos de recolha é constituída por cerca de 1068 pontos, sendo usadas 5 viaturas de recolha. Os circuitos atualmente estabelecidos são 17, organizados de forma sustentável, exigindo um contínuo e constante trabalho de otimização.
A recolha dos ecopontos é efetuada de 2ª a 6ªf, das 5h às 13h30 e das 13h30 às 21h00 para os três fluxos: embalagens de papel/cartão, embalagens de plástico/metal e das embalagens de vidro.
O que são os Ecopontos?
Os ecopontos são um conjunto de três contentores de cores diferentes, destinados a receber separadamente materiais que podem ser reciclados e valorizados. A RESIESTRELA distribuiu estrategicamente pela sua área de intervenção ecopontos, a fim de garantir a cobertura de toda a população.
A correta utilização dos ecopontos é um ponto de partida fundamental. Estes materiais são recolhidos pela RESIESTRELA e encaminhados para a Central de Triagem, onde serão separados mediante as suas características para seguidamente serem enviados as indústrias recicladoras.
O que colocar nos Ecopontos?
Ecoponto Verde: Vidro – Garrafas, frascos, garrafões;
Ecoponto Azul: Papel E Cartão – Embalagens e rolos de cartão, papel, jornais, folhetos e revistas;
Ecoponto Amarelo: Plástico (Embalagens) – Garrafas, garrafões, bidões, baldes, embalagens, sacos.