Ecopontos

O que são os ecopontos?

Os ecopontos são um conjunto de três contentores de cores diferentes, destinados a receber separadamente materiais que podem ser reciclados e valorizados. A RESIESTRELA distribuiu estrategicamente pela sua área de intervenção ecopontos, a fim de garantir a cobertura de toda a população.

A maior parte dos resíduos domésticos podem ser valorizados. É aqui que a ação espontânea da comunidade é importante. Com a adoção de novos hábitos todos podem contribuir na valorização da Terra.

A correta utilização dos ecopontos é um ponto de partida fundamental. Estes materiais são recolhidos pela RESIESTRELA e encaminhados para a Central de Triagem, onde serão separados mediante as suas características.
Aqui são separados diariamente as embalagens provenientes dos ecopontos. De seguida serão enviados para as indústrias recicladoras que lhes irão dar nova vida.

O que colocar nos ecopontos?

Ecoponto Verde: Vidro – Garrafas, frascos, garrafões;
Ecoponto Azul: Papel E Cartão – Embalagens e rolos de cartão, papel, jornais, folhetos e revistas;
Ecoponto Amarelo: Plástico (Embalagens) – Garrafas, garrafões, bidões, baldes, embalagens, sacos.

Conheça a nova vida de cada resíduo

Ao chegar ao ecoponto correto, cada embalagem inicia uma pequena viagem que tem como destino uma nova vida. São recolhidos pela RESIESTRELA por camiões especiais e levados para o Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos sediado no Fundão.
À entrada são pesados e registados por tipo e proveniência e de seguida cada um segue o seu destino.
As embalagens de plástico e metal, são descarregadas na Central de Triagem, as de papel e cartão seguem para a respetiva zona de processamento e as embalagens de vidro, no cais de descarga superior.

O que faz a Resiestrela aos materiais depositados no ecoponto?

Depois de recolhidos, os resíduos que foram depositados nos ecopontos, são encaminhados para a Central de triagem, local onde são separados consoante as suas características, de forma a serem enviados para as indústrias recicladoras, que os recebe e transforma-os em novos produtos.





Imagens