Processo de encaminhamento de Resíduos Provenientes da Recolha Selectiva

Ao Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira, chegam os materiais recolhidos selectivamente na origem – Ecopontos e Ecocentros.

1º- Os camiões chegam carregados à zona de recepção e são pesados numa báscula (balança). Neste local, há um controlo magnético, acompanhado por um funcionário, que indica a matrícula do camião, o tipo de material transportado e a sua proveniência. À saída, depois de descarregado, o camião, agora vazio, é novamente pesado. Desta forma, sabe-se a quantidade de resíduos que entraram no Centro de Tratamento

2º – Os resíduos de origem selectiva são descarregados na Central de Triagem onde são sujeitos a uma separação mais detalhada. Ao longo de tapetes rolantes, funcionários especializados vão separando manualmente os materiais por diferentes tipos, seleccionando os que reúnem as condições necessárias à reciclagem. Alguns materiais, como os metais ferrosos (ex: ferro, aço), são separados pela acção mecânica e magnética.

3º –  O vidro é o único material que segue directamente do Centro de Tratamento para as indústrias, pois não é triado.

4º – Depois de separados os materiais são prensados, para ocuparem menos espaço, enfardados e enviados para as indústrias recicladoras, através da Sociedade Ponto Verde, para se iniciar um novo Processo de valorização de Resíduos.

 



Imagens