Descrição do sistema

QUEM SOMOS

A Resiestrela, constituída pelo Decreto-Lei n.º 128/2008, de 21 de julho, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 98/2014, de 2 de julho, tendo-lhe sido atribuído o exclusivo da gestão e exploração do sistema de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos da Cova da Beira criado pelo Decreto-Lei nº 319-A/2001, de 10 de dezembro, também alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 98/2014, de 2 de julho.

A RESIESTRELA tem um capital social no montante de quatro milhões de euros, detendo a EGF – Empresa Geral do Fomento, S.A., como acionista maioritário, 62,95% por cento do mesmo. O restante capital foi subscrito pelos Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Trancoso e pela Associação de Municípios da Cova da Beira.

A área geográfica da Resiestrela é de 6.160 Km2 e, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, abrange uma população de 192.538 habitantes.

 O QUE FAZEMOS

A RESIESTRELA tem como missão a adoção de soluções adequadas de tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos produzidos nos Municípios que integram o Sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso), contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e do país e para a maximização do bem-estar humano, através da criação de valor.

Neste âmbito, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada, são alvo de valorização orgânica ou, em alternativa, depositados no aterro sanitário. Os resíduos provenientes da recolha seletiva os são triados e encaminhados para reciclagem.

ATIVIDADE DA EMPRESA – Demonstrada pelos seguintes factos e indicadores:

Toneladas Resíduos Sólidos tratados (2016): 65.938 toneladas

Energia Produzida (2016) : 2.732.098 Kwh

Toneladas Composto produzido (2016): 682 toneladas

 RECOLHA SELETIVA

Nº de Ecopontos

A Resiestrela, tem 1066 conjuntos de ecopontos colocados para uma população de 192.538 habitantes (tendo um rácio de 181 hab/ecoponto)

Quantidades recolhidas – Recolha Seletiva, em 2016

Embalagens de plástico e metal: 1.079,69 toneladas

Papel e Cartão: 2.229,84 toneladas

Vidro:  1.776,71 toneladas

População servida (2016):  192.538 habitantes

Recolha Porta a Porta de Materiais Recicláveis: Efetua a recolha porta-a-porta de materiais recicláveis em zonas dos Municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda, Penamacor, Pinhel, Celorico da Beira e Sabugal.

 AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO e VISITAS ÀS INSTALAÇÕES DA RESIESTRELA

As ações de sensibilização ambiental têm uma enorme relevância na intervenção da RESIESTRELA, nomeadamente na sensibilização do público escolar, empresarial e doméstico, onde se sensibiliza para a correta separação das 3 fileiras e para a necessidade da redução da produção de resíduos. Em 2016, contabilizaram-se 7 ações de sensibilização a um total de 235 alunos,

 VISITAS ÀS INSTALAÇÕES DA RESIESTRELA

As visitas às instalações da Resiestrela têm como objetivo dar a conhecer as infraestruturas do Centro de Tratamento, nomeadamente a Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, Triagem de Resíduos de Embalagem, Plataforma de Recicláveis e Aterro Sanitário. No decurso do ano de 2016, registou-se a entrada de 301 visitantes.



Imagens