Recolha inicia recolha Porta a Porta nos Municipios de Belmonte e Sabugal

07-08-2009 – Depois de ter iniciado, em Março de 2009, a recolha de materiais recicláveis porta-a-porta nos municípios do Fundão e da Guarda, a Resiestrela estende agora este serviço à indústria e comércio dos municípios de Belmonte e Sabugal.

Este serviço, cuja implementação está a ser articulada com as respectivas autarquias, nomeadamente nas vertentes informação e sensibilização, tem como objectivo promover o aumento da recolha de materiais recicláveis, em especial o papel/cartão e o plástico, que são, nalguns casos, ainda depositados em grandes quantidades nos contentores dos resíduos indiferenciados.

Com esta iniciativa a Resiestrela pretende também promover e consciencializar a população para o aumento de reciclagem de materiais, melhorando a “Qualidade de Vida de cada um de nós”. Este serviço será realizado, sem encargos para as entidades utilizadoras, por uma viatura devidamente identificada e por funcionários da Resiestrela.

A Resiestrela S.A. tornou-se responsável, a 1 de Janeiro de 2009, pela concessão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) provenientes dos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

Este sistema multimunicipal serve actualmente uma população de 221.195 habitantes (abrangendo o total de 166.000 habitantes na recolha selectiva), que equivale a cerca de 2% da população nacional, com uma área de 6.160 Km2, que corresponde a cerca de 7% do território português.