Missão Reciclar sensibiliza para a reciclagem na Guarda

18 de setembro de 2014 – A Sociedade Ponto Verde apresentou, no dia 18 de setembro, os resultados da iniciativa Missão Reciclar obtidos no município da Guarda, no início de setembro. A sessão de apresentação teve lugar na Biblioteca Eduardo Lourenço, pelas 14h30, numa iniciativa que contou com a presença do Sr. vereador Sérgio Costa, do Administrador-delegado da Resiestrela, Carlos Pais, e do Diretor de Marketing da Sociedade Ponto Verde, Mário Raposo.

A Missão Reciclar é a maior ação de sensibilização realizada em Portugal, na qual a Sociedade Ponto Verde irá visitar 2 milhões de lares e entregar 340 mil ecopontos domésticos.

Esta iniciativa, que está a decorrer de Norte a Sul do País, tem como objetivo promover a separação de embalagens, clarificar as regras da separação àqueles que já separam e, simultaneamente, recolher dados sobre os hábitos e atitudes de reciclagem por parte das famílias do Município.

«As embalagens usadas nas nossas casas não são lixo. Quando devidamente separadas em nossas casas e colocadas no ecoponto, as embalagens usadas podem ter um impacto positivo no ambiente, na qualidade de vida das populações e na economia nacional», sublinha Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde.

A ação é coordenada com os Municípios e os Sistemas Municipais, proporcionando as condições para que um número cada vez maior de portugueses possa separar os seus resíduos de embalagem para que estes sejam encaminhados para reciclagem.

As campanhas desenvolvidas ao longo destes anos têm levado a um aumento da consciência ambiental dos portugueses e já permitiram tornar a reciclagem num hábito diário para 69% da população. Com a Missão Reciclar, a Sociedade Ponto Verde pretende contribuir ainda mais para o aumento dos lares separadores e da taxa de reciclagem em Portugal, nomeadamente do fluxo urbano (embalagens domésticas e do pequeno comércio), indo ao encontro das metas propostas no novo Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos (PERSU 2020).