O futuro do nosso ambiente depende em grande parte de cada um de nós

Devido à grande quantidade de resíduos sólidos urbanos, produzidos a nível nacional, A Empresa Geral do Fomento, S.A. (EGF) responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, de forma ambientalmente correta e economicamente sustentável, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 12 empresas concessionárias, constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.

No caso da Região da Cova da Beira, a RESIESTRELA é a empresa que tem como missão receber e tratar as grandes quantidades de resíduos nos Municípios aderentes ao sistema (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso).

Com o esforço de toda a Administração e Funcionários, conseguimos considerar os resíduos Sólidos Urbanos, como fonte de matéria-prima e energia. Assim sendo, a empresa, tem como principal objetivo gerir de forma adequada todos os resíduos, bem como praticar a política dos 3R’s, ou seja: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

O sucesso desta “aventura” só é possível através da participação ativa, responsável e empenhada dos cidadãos: é pois imprescindível apostar no esclarecimento e formação dos cidadãos, no que a RESIESTRELA está particularmente empenhada através das ações de sensibilização ambiental que promove por toda região.