Operação Alegria

A Resiestrela S.A, responsável pela concessão Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Seletiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da Cova da Beira, como empresa socialmente responsável e com o intuito de despertar a população, sobretudo a mais jovem, para a importância da reciclagem, desenvolve desde o início do ano letivo 2010/2011, uma campanha denominada “Operação Alegria” onde é proposto um desafio às escolas, empresas e demais instituições dos municípios integrantes do Sistema para a promoção da recolha de embalagens de plástico, metal e de cartão para alimentos líquidos (ECAL).

É uma campanha de sensibilização e educação ambiental, a qual, através da promoção da recolha de embalagens, visa consubstanciar a doação de material de ação pedagógica aos estabelecimentos de ensino dos municípios utilizadores do Sistema Multimunicipal.
Assim, a todas as entidades que se solidarizem com a ação será disponibilizado o Kit “Operação Alegria” contendo os materiais associados à campanha – ecoponto “Operação Alegria”, cartaz de divulgação e folhetos – que colocarão nas suas instalações para promover a correta recolha e separação dos materiais recicláveis.

A Resiestrela S.A. assegura o encaminhamento para reciclagem dos materiais recolhidos na “Operação Alegria”, sendo que uma parte do valor apurado da retoma dos materiais será utilizada para a aquisição de material de ação pedagógica, a ser entregue a título de apoio pela Resiestrela S.A. aos estabelecimentos de ensino dos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

Esta ação tem como objetivo promover o aumento da recolha de materiais recicláveis, fundamentalmente embalagens de plástico, metal, e de cartão para alimentos líquidos (ECAL), enquadrando-se no movimento nacional de associação de recolha de materiais recicláveis ao apoio a causas sociais

Quantidades de embalagens de plástico e metal, recolhidas no âmbito da Operação Alegria:

Ano Letivo :
2009-2010 – 66 toneladas

2010-2011 – 50 toneladas

2011-2012 – 77 toneladas

2012-2013-60 toneladas

2013-2014 – 78 toneladas

2014-2015 – 82 toneladas





Imagens